segunda-feira, 26 de março de 2012

Espelho, espelho meu...

Nós meninas ouvimos esta história desde bem pequenas.
É uma fala da rainha malvada da Branca de Neve que quer ser a mais bela do reino e por isso envenena a menina com a maçã. Até o príncipe chegar, claro, e salvá-la com um beijo apaixonado.
Uma época em que as mulheres eram ensinadas a viver em busca do príncipe.
Obrigada a Walt Disney por ter mudado essa história.
Não é bem mais bacana a sereiazinha Ariel, muito curiosa, que quer sair do fundo do mar para descobrir o que tem além do oceano? Ela encontra o príncipe sim, mas não é o foco da história dela.
É uma consequencia....um encontro... como deve ser aqui também.
Quem cresceu vendo Ariel tem mais chances de encontrar um príncipe de verdade, na minha opinião...
Bom, voltando ao Espelho...
Neste fim de semana, fui a peça " A vingança no espelho: a história de Zeze Macedo". Uma atriz maravilhosa da chanchada brasileira.
Essa mulher, lindamente interpretada por Betty Golfman, brigou com o espelho a vida toda por não ser considerada uma beldade. E ainda escolheu ser atriz!
Era mais cobrada ainda.
Mas seguiu o próprio destino e o talento até o fim, apesar de fazer plástica a cada dois anos.
Ficou desfigurada no final...
Era a luta dela.
No meio de muitas gargalhadas e várias lágrimas, eu parei pra pensar que eu não tive essa relação com o meu reflexo.
Como toda mulher, claro, trocaria uma coisinha ali, outra aqui, mas tive a felicidade de (até aqui) me dar muito bem com a minha própria imagem.
O que não garante a felicidade de ninguém.Quero deixar claro isso aqui.
Sim, eu sou muito feliz, mas não tem nada a ver com o espelho e com desejos externos.
Tem a ver comigo e com a forma que fui criada.
Minha mãe fez de mim uma "Ariel" apesar de ter crescido vendo a Branca de Neve e a Cinderela.
É uma mulher muito forte, dona do destino dela.
Agradeço muito a ela por isso, todos os dias.

Zezé perdeu a mãe aos 13 anos e sempre foi feia.
Sofreu com isso, mas foi muito amada por um homem até o fim da vida dela.
O segundo marido.
Fez quase sempre o que mais amava: teatro, cinema e TV.
Ninguém viveu prá ela e por ela.
Tenho certeza que ela foi feliz.
Zeze Macedo poderia ser uma princesa de Walt Disney. Das bem feias....
E bem amada....bem realizada...
Bem mais feliz que Cinderelas e Brancas de Neve que encontramos todos os dias por aí...


Um comentário: